"Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força."
(Deuteronômio 6.5)
Nada pode tomar o lugar de Deus. Ele deve ser mais importante do que tudo. Quando a Bíblia diz que tenho que amá-lo com todo meu entendimento e toda a minha força, vejo que isso quer dizer com tudo o que sou, com a minha vida como um todo, não só quando estou na igreja, mas em todos os momentos devo expressar o meu amor por Ele.
Quando leio algum livro de profissionais na área de dança fico maravilhada coma obra de Deus, percebo o quanto podemos expressar o amor de Deus com o nosso corpo e como Ele se preocupou com cada detalhe dele. Nosso corpo fala, principalmente quando o consagramos a Ele como instrumento de justiça (veja Rm 6.13, 19, 20). Eu consegui ter um entendimento de que dança deve ter mais do que passos, deve ter em todo o momento a presença do Espírito de Deus.
Fico vendo pessoas como a Isabel Coimbra, que um dia foi somente uma profissional na dança, e fico pensando que os mesmos movimentos que ela sempre fez, hoje têm um sentimento totalmente diferente porque algo flui. Não são apenas passos que vêm com a nossa emoção, Deus vem através daquela dança e rompe algo no mundo espiritual, ele se faz presente ali. Por isso, cada um de nós deve ter o caráter moldado, e vejo como é importante a confissão de pecados. No salmo 32.3 Davi diz que enquanto ocultou os seus pecados os seus ossos secaram, e como você pode dançar com os ossos secos? Estou me referindo aqui ao caráter, se você estiver ocultando algum pecado, seus passos serão secos e sem vida. Deus quer movimentar não só o nosso corpo, quer movimentar nossos valores e razões, tudo o que você pôs em primeiro lugar talvez irá para o último; o seu ministério é importante, mas para Deus você vale muito mais do que seu ministério. Assim, você deve agir com Deus, Ele está em primeiro lugar.
Desejo que Deus esteja presente em cada movimento seu. Você é muito especial e Ele tem sonhos para você. Observe o testo que está em Jeremias 1.5, Deus teve um sonho para Jeremias, assim como Ele tem um sonho para você. Talvez você pense como Jeremias, se ache um criança, mas Deus vai olhar para você e responder como respondeu a Jeremias nos versos 8, 9 e 10: "Ponho na tua boca as minhas palavras... te constituo sobre as nações", agora imagine Deus falando para você hoje: "Ponho no teu corpo a Minha dança".
No Salmo 30.11, Deus diz que vai transformar o seu pranto em dança, e não é uma dança qualquer, é a dança dEle. Os sonhos de Deus são grandes. Veja em Gênesis 13.14-17, em especial no verso 17; Deus está dizendo que vai percorrer o seu destino, quando você sonhar os sonhos dEle, viverá esse sonho, e apesar das lutas que você vai passar, continuará firme, porque agora isso tudo que está dentro de você não é somente uma boa ideia, é o propósito de Deus para a sua vida (Sl 20.4) Mas entenda que quando um sonho vem de Deus, Ele testifica isso em seu coração.
Um ministro deve entender que seus movimentos não podem ser um espetáculo, eles devem ser proféticos. Comece a pensar em qual é o sentido de cada movimento de seus braços, pernas, dos seus saltos, giros, é isso mesmo, eu estou te desafiando a dar um sentido a cada movimento. Você não pode dar 10 giros só porque é bonito, você precisa fluir nesse momento. Quando você agir assim, na total dependência dEle, os gestos mais simples terão um novo sentido.
Não dispute entre vocês quem levanta mais a perna, quem faz mais giros, etc. Sejam unidos em um só propósito: agradar o coração do Pai. Quando você dança, ele olha seu interior, Deus vai mais fundo.
Espero que tudo o que você aprendeu aqui te ajude a estar em primeiro lugar mais perto dEle, a sonhar os sonhos de Deus para sua vida. Saiba de uma coisa, você é um bilhão de vezes maior por dentro do que por fora.
Ministério Dança pelas Nações
Gisela Morandi Kohl Matos - Profetas da Dança
0 comentários:
Postar um comentário